CASACOR 2021 – Palácio do Governador em Belo Horizonte
CASACOR 2021 – Palácio do Governador em Belo Horizonte
Arquitetura: Liga Arquitetura
Localização: Mangabeiras (Palacio do Governador) – Belo Horizonte
Cabana Soluções Usiminas por Liga Arquitetura
Esse espaço, premiado na CasaCor 2021, teve como objetivo a disponibilização no mercado de uma Casa Cabana, em moldes e design muito difundido em países escandinavos. Praticidade e velocidade na construção foram fatores preponderantes nas pesquisas dos arquitetos Lucas Belizário e Bárbara Fonseca que alinharam elementos de vanguarda com soluções tradicionais com um resultado final minimalista e extremamente elegante.
Com peças que pesavam no máximo 60 kg cada, ela ficou pronta em 20 dias e, apesar de poder ser levada de um lugar para outro, é uma construção para durar uma vida inteira.
Compacta e elegante, a cabana foi feita em estrutura metálica, steel frame e vidro, com dois andares revestidos de pinus.
Foram desenvolvidos pela Marcato mobiliários exclusivos para esse projeto da arquiteta Cristina Menezes para mostra CasaCor Minas 2009.
Lucas Pereira Belizario e Barbara Fonseca de Souza da Liga Arquitetura
Com o olhar técnico arquitetônico, a Liga Arquitetura considera as informações relevantes para a elaboração do projeto da edificação – clima, localização, disponibilidade de matéria prima, recursos, programa, briefing, preferências individuais dos clientes – transformando-as em matéria.
Os produtos apresentados são espaços qualificados, confortáveis e vivos, elaborados através da tomada de decisões técnicas e norteadas pela experiência e criatividade de seus arquitetos.
Bárbara Fonseca
Arquiteta formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, cursou um semestre na KTH (Royal Institute of Technology) em Estocolmo na Suécia. Possui curso complementar em iluminação de ambientes internos e externos. Se interessa por intervenção em patrimônio histórico.
Colaborou com o escritório de arquitetura Equipe B Arquitetura, Design e Multimídias, participando de projetos de adaptação arquitetônica para implantação de museus, expografia e do “Guia do Bem”, uma coletânea que identifica todos os bens tombados de Belo Horizonte.
Lucas Belisário
Arquiteto formato pela FUMEC, também cursou 4 anos de engenharia de produção civil e trabalhou 2 anos com Tecnologia da Informação antes de ingressar na arquitetura.
Colaborou durante grande parte do seu tempo de faculdade nos escritórios A+R, focado em arquitetura hospitalar, e Luma Engenharia com projetos residenciais, comerciais e aprovação. Após experiência com outros escritórios abriu seu próprio homônimo onde atuou com projetos residenciais, comerciais, clínicas e acústica. Em 2021, se juntou como sócio ao Liga Arquitetura.
CasaCor 2021 Minas Gerais
O tema central da 26ª edição foi “A Casa Original”. A temática provocou uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, buscando na ancestralidade e na simplicidade o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro.
A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia, que trouxe como principal consequência, a ressignificação da nossa relação com a casa, inaugurando uma série de novas reflexões sobre o morar contemporâneo.
Entre os destaques desta edição estão uma série de projetos que foram inteiramente construídos especialmente para o evento, utilizando métodos construtivos sustentáveis, que reduzem significativamente os impactos ambientais.
A 26ª edição da CASACOR Minas, que é considerada o maior evento do setor no estado, contou com a seleção de profissionais de um vasto time formado por veteranos, além de jovens talentos da arquitetura, do design e também do paisagismo. Foram ao todo 47 ambientes, concebidos por 71 profissionais.
O Palácio das Mangabeiras foi a icônica sede da CASACOR 2021, mostra reconhecida por contribuir com o resgate à cultura através da recuperação e restauração de patrimônios históricos e por gerar visibilidade e acessibilidade a empreendimentos tombados.
Ter o Palácio das Mangabeiras como endereço da CASACOR Minas Gerais traz uma bagagem histórica que inclui a arquitetura de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e os jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx.