Espaço Áurea, por Julia Faria, é um convite ao bem-estar
Espaço Áurea, o ambiente criado por Julia Faria para a CASACOR Minas Gerais em 2022, possui como destaque o piso de madeira que se estende pelas paredes até chegar ao teto, refletindo a hospitalidade mineira, ele te abraça, com acolhimento e sem pressa.
Neste tipo de processo criativo, que busca aproveitar ao máximo as possibilidades de luz, espaço e natureza, a cooperação e a colaboração são essenciais. A Marcato esteve com Julia nesse percurso e por isso aproveitamos para conversar com a arquiteta sobre como foi essa experiência. Confira a seguir e inspire-se com seu talento!
O processo criativo do Espaço Áurea
Quando falamos de processo criativo, Julia nos conta que buscou resgatar um momento família. Sua ideia era fazer um espaço de convivência, um ambiente social que fosse ao mesmo tempo aconchegante, leve, elegante, arejado, com muito jardim e iluminação natural. Foi a partir disso que ela projetou um jogo com luzes e sombras, criou mistura de tecidos e desenvolveu esse espaço para a CASACOR com 12 metros de comprimento e sem nenhum pilar, mas muitos tons neutros que reforçam a leveza proposta.
Sem dúvidas o Espaço Áurea nos transmite tudo isso e muito mais, pois até seu nome traz consigo beleza e memórias. Julia nos explica que o nome do ambiente veio em forma de homenagem para sua avó, a vó Áurea, fonte de inspiração e saudades para a arquiteta. Ao resgatar memórias de família, Julia também traz à tona memórias em cada um de nós, provocadas por um ambiente aconchegante feito para cozinhar, receber e viver bons momentos com aqueles que amamos. Pois como nos lembra Julia, Áurea significa ouro, e nosso bem mais valioso é a família.
A materialização dos conceitos por trás do espaço da arquiteta Julia Faria
Na hora de transformar inspiração em materiais para o Espaço Áurea, Julia nos contou que sua escolha teve como norte a leveza proposta para o ambiente, o que a fez optar por materiais naturais que melhor dialogam com o grande jardim. O revestimento vinílico está no piso, na parede e no teto como se abraçasse todas as pessoas que estão dentro do ambiente, sensação que a madeira provoca por ser naturalmente aconchegante e permitindo o elo com a inspiração trazida pela família. No resto do ambiente Julia nos explica que optou por tecidos que possuem uma textura um pouco mais aveludada, tanto na cadeira do de jantar quanto na parte do estar, diferentemente de tecidos como o couro, por exemplo, que é rígido e frio e não traz aconchego pelo toque. A grande quantidade de vidro deixa a leveza entrar na área da cozinha, se faz presente nas mesas de centro e no pergolado em balanço, que nos permite ver o céu. Enquanto que a ilha com bordas arredondadas promove fluidez e circulação, o uso do tom cinza dialoga muito bem com a quantidade de iluminação e, novamente, com a leveza do Espaço Áurea.
Espaço que promove bem-estar
Antes da nossa conversa terminar, Julia ainda nos lembrou que o bem-estar foi pensado como um objetivo do seu projeto. Essa preocupação se reflete no verde do jardim, na ventilação arejada que, com as portas abertas cria uma circulação cruzada do ar, deixando o ambiente muito agradável e às vezes até mais friozinho, mas também no muro de concreto que não encosta, permitindo que o ar quente se movimente e não superaqueça o espaço. O conforto está no visual, no tátil e até na sensação térmica, fazendo do Espaço Áurea um ambiente “agradabilíssimo, elegante e sofisticado”, como destaca a arquiteta.
Durante o nosso papo com a Julia não poderíamos deixar de conversar um pouquinho mais sobre a cozinha, afinal aqui na Marcato amamos desenvolver cozinhas sob medida com os mais variados estilos e propostas. Quando perguntamos sobre seu sentimento em relação a essa parte do projeto ela logo nos disse
“Eu mesma diria que a cozinha é o coração da casa sim. Assim é para a maioria das famílias, onde a vida, as relações, os momentos afetivos e as melhores memórias geralmente acontecem, né?”
Não temos como discordar e ficamos particularmente encantados com o modo como Julia integrou a cozinha com o estar, que segundo ela é uma cozinha agradável para passar um momento e perder a noção do tempo. Quando isso acontece e o entardecer chega, os raios de sol criam sombras que dançam pelo ambiente, nos lembrando da preciosidade desses momentos de conversas, trocas e muito afeto.
Inspire-se com móveis sob medida Marcato
É com afeto e admiração que agradecemos Julia Faria pela parceria com a Marcato na elaboração do Espaço Áurea, e com esses mesmos sentimentos te convidamos a conhecer mais sobre as possibilidades de criação de espaços únicos com o melhor da alta marcenaria.